terça-feira, 3 de abril de 2012

Objeto Museológico do mês - Abril


                                             RETRATO DE DOMENICO SCARLATTI      
                                            Autoria     Domingo António de Velasco
                                            Suporte    Pintura a óleo sobre tela, 1738/39
                                            Dimensões    107 x 865 mm
                                            Inventário    84.413
 Na Sala da Música está exposto um magnífico retrato de Domenico Scarlatti, trata-se da única representação conhecida do músico italiano.
Scarlatti, nasceu em Nápoles em 26 de outubro de 1685, era filho do músico e compositor italiano Alessandro Scarlatti.
O músico italiano chega a Portugal, em 1720 ou 1721, em Lisboa ensina musica à princesa portuguesa Maria Bárbara de Bragança, mais tarde, em 1725 regressa a Nápoles e em 1728, em Roma, casa-se com Maria Caterina Gentili. No ano seguinte muda-se para Sevilha, permanece em Espanha quatro anos.
No ano de 1733, em Madrid assume o cargo de maestro de música da princesa Maria Bárbara de Bragança, que havia casado com o Príncipe Herdeiro de Espanha, esta mais tarde torna-se rainha de Espanha.
Scarlatti permaneceu em Espanha cerca de vinte e cinco anos. Após a morte de sua esposa casa em segundas núpcias, em 1742, com Anastacia Maxarti Ximenes.
Em Espanha, o músico compôs mais de quinhentas sonatas para teclado, morre com 71 anos, em Madrid em 23 de julho de 1757.
José Relvas, aquando embaixador de Portugal em Madrid adquire o retrato de Domenico Scarlatti a Mariano Hernãnez, de Madrid, por 3 250 pesetas, em 19 de janeiro de 1913. José Relvas no Inventario dos Objetos d’Arte existentes nas Salas dos Patudos, p. 19. descreve a pintura da seguinte forma:
«DOMINGO ANTÓNIO DE VELASCO. Quadro a óleo, retrato de Domenico Scarlatti, celebre compositor. Vestido com o traje sumptuoso da época, em velludo e sêdas bordadas, com rendas nos punhos. Este retrato foi feito em Madrid depois de Scarlatti ter estado na Côrte de Portugal e quando o celebre músico foi Mestre da Princesa das Asturias.
Feito no seculo XVIII, cerca de 1730».

Sem comentários:

Enviar um comentário