segunda-feira, 28 de maio de 2012

Casa dos Patudos e Câmara Municipal recebem Menção Honrosa dos Prémios SOS Azulejo 2011





No âmbito do “Projecto SOS Azulejo”, www.sosazulejo.com, coordenado pelo Museu da Polícia Judiciária, foi a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça agraciada com uma Menção Honrosa na área de Intervenção e Restauro.
O trabalho apresentado intitulado Estudo e Intervenção/recolocação de painel de azulejos intitulado Cenas Agrícolas da Quinta dos Patudos conforme plano e edifícios originais, viu o reconhecimento da Comunidade Científica do esforço da equipa da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça e Câmara Municipal de Alpiarça na preservação e no estudo do acervo do museu.
O trabalho apresentado tem por base o painel pintado por José António Jorge Pinto na Fábrica Constância entre 1905 e 1906. O figurino apresentado é todo ele com base em fotografias dos trabalhos agrícolas da quinta, tiradas pelo proprietário nos finais do Século XIX. Temos temáticas variadas desde a representação do seu feitor (Filipe Ribeiro), à representação dos seus funcionários na colheita dos cereais, o transporte de vinhos via fluvial, e o gado – suíno e bovino.
Este painel, fora retirado da parede aquando da conversão da casa em museu (15 de maio de 1960) para facilitar o percurso museográfico. Recentemente, após obras de requalificação, achou-se pertinente voltar a colocar o painel no seu local original, procurando uma alternativa ao percurso até então estabelecido e ao mesmo tempo voltar a ter os circuitos tradicionais da Casa dos Patudos.
Os prémios SOS Azulejo foram instituídos para distinguir as instituições e individualidades que se distinguirem na salvaguarda do património azulejar em risco.
O momento mais alto desta cerimónia foi a entrega do Prémio extra concurso ‘Obra de Vida' à artista plástica Maria Keil (hoje com 97 de idade) e a homenagem que lhe foi sentidamente prestada através de um filme sobre a sua obra.
                                                                                                  Fotos by paulofernando.com

Sem comentários:

Enviar um comentário