segunda-feira, 7 de maio de 2012

Objeto Museológico do mês - Maio

Pintura - Mulheres de Ílhavo
Autoria - Francisco José Resende
Suporte - Óleo sobre Cartão
Dimensões - 35x22 cm
Inventário - 85.426

O quadro Mulheres de Ílhavo é representativo da expressão romântica de Francisco José Resende. A obra, óleo sobre cartão com apenas 35cm de altura por 22cm de largura ilustra na perfeição a expressão romântica em Portugal. Na paleta dominam as cores quentes, vivas e térreas. A cor é trabalhada de forma a criar grandes vibrações cromáticas acentuando os planos de sombra-luz-sombra.
Este contraste cromático é uma característica da pintura desta época e de Francisco José Resende. É através deste jogo cromático que Resende imprime expressividade à sua pintura.
É uma cena que decorre “interior de um casebre, junto da porta do qual se perfilam, aproveitando a luz, duas figuras femininas, vestidas à maneira ilhavense: uma, sentada”, trata dos peixes, a outra de costas com uma criança de colo, descalça observa.
Ao nível da composição a obra apresenta três planos. O primeiro plano envolto em sombra, o segundo com uma grande densidade de luz, onde decorre a cena principal e o terceiro plano de novo envolvido na penumbra. É um esquema bastante utilizado na época onde as vibrações cromáticas dão destaque à cena principal.
“A claridade rasante, dramática cria pequenos pontos luminosos nos panejamentos e nas carnações das mulheres, em tons distintos para a luz e a penumbra.”
Uma nota final para a paleta utilizada, onde predominam os vermelhos, castanhos, amarelos, ocres e brancos sendo impressionante a “moldura de obscuridade” presente em toda a obra transmitindo “intimidade e recolhimento” característico da obra de Francisco José Resende.



Sem comentários:

Enviar um comentário