quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Apresentação do Portal da Rede de Bibliotecas de Alpiarça



Realizou-se ontem, dia 28 de novembro, a apresentação do Portal da Rede de Bibliotecas de Alpiarça. A biblioteca da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça (biblioteca pessoal de José Relvas) é um dos parceiros deste projeto.
Este espaço virtual pretende ser o ponto de confluência da promoção da leitura e também o ponto de acesso ao catálogo coletivo, repositório de toda a informação bibliográfica existente nas bibliotecas da Rede.

A Biblioteca da Casa dos Patudos, era a biblioteca pessoal do proprietário da casa, José de Mascarenhas Relvas.
A biblioteca é composta por cerca de 7.000 volumes e mais de 15.000 publicações periódicas subordinadas às temáticas intimamente relacionadas com os gostos pessoais de José Relvas que se destacou como político, diplomata, estadista, lavrador, colecionador de arte e músico amador.
O mobiliário deste espaço tão emblemático da Casa dos Patudos, que foi também o local de trabalho de José Relvas, foi desenhado pelo Arquiteto Raul Lino e executado pelo entalhador José Emídio Maior. Entre os livros de arte, finanças e de assuntos ligados à vida agrícola da Casa suje-nos numa das paredes, uma das suas obras de arte preferidas, As Abandonadas, do pintor Constantino Fernandes.
A biblioteca da Casa dos Patudos preserva um valioso conjunto de publicações destacando-se as dos inícios do século passado. Este acervo bibliográfico faz parte, juntamente com a Quinta dos Patudos, a Casa e a Coleção de Arte, do legado de José Relvas expresso em testamento, datado de 1928.

Sem comentários:

Enviar um comentário