sábado, 17 de maio de 2014

Conferência «José Relvas e as estratégias diplomáticas da I República (1909-1913)

 Ontem, dia 16 Maio, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, realizou-se a conferência: José Relvas e as estratégias diplomáticas da I República (1909-1913) dinamizada pelo Dr. José Raimundo Noras, Historiador e Doutorando em História. Na comunicação o historiador analisou as várias vertentes da estratégia diplomática da I República, fundamentalmente, no que respeita aos reinos de Espanha e de Inglaterra, nos primeiros anos do regime, destacando o papel do líder republicano José Relvas e a actuação deste como agente diplomático, nos dois períodos anteriormente mencionados.
Debateu-se os reais efeitos da “missão” em França e em Inglaterra, empreendida por Relvas como conspirador republicano em Agosto de 1910. Posteriormente foram analisadas as preocupações diplomáticas da sua acção como Ministro das Finanças no Governo Provisório. Por fim, destacou-se o seu papel diplomático de maior relevo, enquanto embaixador em Madrid, de 1912 a 1913.
A conferência ontem apresentada no Auditório da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça será repetida na 45th Annual Meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, em Modena - Itália.

Sem comentários:

Enviar um comentário