sábado, 5 de setembro de 2015

Peça do mês - Setembro

Jarra A Vinha e o Vinho
Faiança
1895 (Século XIX)
Rafael Bordalo Pinheiro
67,5 cm X 51cm X 46 cm
CP – MA
Inv. Nº 85.78

A jarra alusiva à Vinha e ao Vinho sobre a qual escrevemos este mês, foi feita expressamente para a Casa dos Patudos, por Rafael Bordalo Pinheiro, na oficina das Caldas da Rainha, em Agosto de 1895. A jarra faz par com uma outra, também alusiva ao vinho e à vinha, adquirida na mesma época em que foi comprada a Jarra Beethoven, também da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro. Rafael Bordalo Pinheiro nasceu em Lisboa, em 1846 e faleceu nessa mesma cidade, no ano de 1905. Desenhador, caricaturista e jornalista, desenvolveu enquanto ceramista trabalhos notáveis, tendo criado a figura do Zé Povinho e realizado outros trabalhos grandiosos em faiança decorativa.
A peça A Vinha e o Vinho é feita em faiança vidrada de cor pérola, decorada com aplicações salientes em cor verde e castanha. A jarra é circular com bordo achatado, de forma bojuda, estreitando no colo. A sua base é larga e de forma circular.
Na parte de baixo do bordo da jarra existem aplicações de folhas de videira em cor verde, em jeito de friso. As asas da peça têm a forma de bustos femininos coroados com ramos de videira, que parecem assistir à cena representada.
Na face frontal do bojo podemos ver figuras em relevo da cor da jarra, uma delas é Pã tocando a sua flauta. A seu lado, encontra-se Sileno embriagado, carregado por um burro que está sobre um cesto de vime, que assenta num ramo de videira de cor castanha. O ramo de videira desenvolve-se ao longo do bojo e sobre ele estão pequenos sátiros sorridentes, que parecem roubar uvas. No colo da jarra existem folhas de videira de cor verde.
O pé da jarra é anelar e largo, sobre o qual estão aplicados cachos de uvas e folhas de videira de cor verde, novamente em jeito de friso.
A jarra é uma alegoria à vinha e ao vinho, onde aparece uma referência à mitologia grega, representada por Sileno, Pã e Sátiros, seguidores do deus Dioniso, deus do vinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário