sexta-feira, 1 de abril de 2016

Peça do mês – Abril

Depois do Combate Naval ou O Brinquedo Partido
Óleo sobre Tela
Século XX
Sousa Pinto
88,2 cm x 103 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.790

A pintura foi adquirida em 1927 por José Relvas, já perto do final da sua vida, na fase em que tentava dignificar a sua colecção com o que de melhor se fazia ao nível das artes. Ao gosto do realismo, esta pintura de Sousa Pinto mostra-nos já influências do impressionismo, com os quais o pintor terá contactado no meio artístico francês, onde estudou.
Sousa Pinto era natural dos Açores, estudou na Academia Portuense de Belas Artes, onde concluiu brilhantemente o curso de pintura e era um dos membros do Grupo do Leão. Estudou na École de Beaux Arts, no atelier de Cabanel, como bolseiro em Paris. O seu trabalho foi conhecido e agraciado em Portugal e no estrangeiro, tendo recebido diversas medalhas em exposições internacionais. Veio a falecer na Bretanha, local onde residiu e representou frequentemente nas suas pinturas.
Esta pintura mostra, em primeiro plano, um menino sentado sobre uma pequena ponte, à beira de um lago chorando o seu brinquedo partido. O brinquedo trata-se de um pequeno barco com a vela partida que segura numa das mãos, sobre o colo, enquanto com a outra enxuga as lágrimas.
O lago ocupa grande parte da pintura e reflecte vivamente a paisagem e as suas margens, nas quais se encontram árvores verdejantes. Junto ao lago encontra-se um grupo de rapazes, dos quais o rapaz do brinquedo partido se parece ter distanciado.
O primeiro plano é tapado pela sombra de uma árvore, cujas folhas deixam passar feixes de luz, sendo a restante pintura repleta de sol. As cores utilizadas são realistas, aplicadas de forma a captar os efeitos de luz da atmosfera. A luz remetem-nos para um dia quente de verão. Os rapazes são representados descalços e vestidos de forma simples, o que nos faz crer que o rapaz chora pelo seu único brinquedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário