quinta-feira, 28 de abril de 2016

2º Encontro da Associação Portuguesa de Casas-Museu

A Associação Portuguesa de Casas-Museu (APCM) realizou o seu 2.º Encontro no dia 22 de Abril, na Casa Museu Abel Salazar, em São Mamede de Infesta, Matosinhos. Sob a temática “Programação Cultural em Casas-Museu".

Durante o 2º Encontro, realizou-se a cerimónia de formalização da adesão à APCM das três casas-museu tuteladas pela Câmara Municipal do Porto: Casa-Museu Guerra Junqueiro, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e Casa-Oficina António Carneiro.

O Encontro foi marcado por comunicações bastante relevantes sobre essa temática. "Em louvor do mexerico. O poder da(s) narrativa(s) nas Casas-Museu", apresentada pela museóloga Inês Fialho Brandão, com moderação de Samantha Coleman, Conservadora da Casa-Museu Medeiros e Almeida.
Seguiu-se uma visita guiada à Casa Museu Abel Salazar, pela sua Directora, Luísa Garcia Fernandes.
O segundo painel teve como moderador Nuno Prates, Conservador da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça e contou com as comunicações "Mediar pessoas na casa da Pessoa - Contributos para uma programação de proximidade" pelo mediador cultural Miguel Horta e “Gostos que dividem (e se gratificam) em utopias de recepção imprevistas: projectos curatoriais em Casas Museu” apresentado por Fátima Lambert, professora no Instituto Politécnico do Porto e Programadora Cultural em Casas-Museu.
O comentário síntese do Encontro foi feito por Joana Sousa Monteiro, Directora do Museu de Lisboa.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário