quarta-feira, 1 de abril de 2020

Peça do Mês - Abril


Dueto de Enamorados
Chávena e Pires
Porcelana de Meissen
Século XIX
5 cm X 8,1 cm/14 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.1219/Inv. Nº 84.1216

A peça do mês de Abril são uma chávena e um pires que representam uma paisagem marítima (chávena) e pires (dueto de enamorados).
A chávena é uma porcelana branca com orla dourada e um ramo floral nas cores de amarelo, verde e roxo no fundo da mesma. O exterior desta está decorado por uma paisagem marítima, onde se veem alguns veleiros e outros barcos. Para alem disso aparecem representados alguns homens que pescam nos barcos ou nas margens, à cana.
O pires é em cerâmica opaca mais ou menos porosa policromada. Este é pequeno e circular com aba levantada e orla recortada pintada de dourado. A asa é preenchida por festões em tons de rosa e verde, encimados por pequenas volutas pretas. O fundo é decorado por duas figuras de músicos europeus. Um dueto musical em que a jovem toca instrumento de teclado (cravo ou piano) e o jovem uma viola da gamba. Tocam em conjunto (dueto) e parecem também ser enamorados, pela forma como olham um para o outro, conferindo um carácter de cena galante a esta representação. Estão trajados com vestes finas, denotando classe social alta. Em segundo plano é possível observar parte do braço e cravelhame de outra viola da gamba e, ainda, um outro cordofone friccionado, colocado num armário, com a caixa de ressonância visível. Pelas dimensões, poderá ser uma viola da gamba alto.


Sem comentários:

Enviar um comentário