quarta-feira, 1 de julho de 2020

Peça do mês - Julho


Basílica de San Giorgio Maggiore (Veneza)
Pintura a óleo sobre tela
Visconde de Meneses
1846
37 cm X 55,5 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.707

Neste mês de Julho apresentamos uma obra que nos faz lembrar o Verão, uma paisagem marítima italiana, uma pintura da autoria de Visconde de Meneses.
O pintor Luís de Miranda Pereira Henrique de Meneses nasceu, no Porto, em 4 de Abril de 1817, era filho de um magistrado liberal que foi promovido a visconde, em 1851. Estudou letras na Academia do Porto. Aos dezasseis anos de idade, alistou-se no exército, apoiando a causa liberal durante o cerco do Porto.
Em 1834 começa a viver em Lisboa e tem os primeiros ensinamentos em pintura, frequentou a Academia Real de Belas-Artes, entre 1836 e 1843, como discípulo de António Manuel da Fonseca, cujo ensino contestou. Em 1844, na companhia do pintor Francisco Metrass, frequentou o atelier do famoso pintor alemão Friedrich Overbech. Pouco tempo depois abandonou Roma, viajando por toda a Itália, mas também pela Bélgica e pela Holanda. Em 1847, esteve em Paris, onde, atraído pela pintura de retrato, copiou Van Dick e Rigand.
Em Londres, expôs na Royal Academy, regressou novamente a Paris em 1850, e dali veio para Lisboa, sendo nomeado académico de mérito em 1853 e herdando, nesse ano, o título de visconde pela morte de seu pai. Começou a assumir funções oficiais que o afastaram da vida artística.
Participou em inúmeras exposições, tendo sido agraciado com medalhas e várias condecorações.
Faleceu em Lisboa, em 5 de Maio de 1878.
Na paisagem marítima, apresentada, destaca-se a Basílica de San Giorgio Maggiore, na ilha com o mesmo nome, em Veneza, ao redor da qual se podem observar várias embarcações. A pintura é em tons claros e suaves de azul, branco e castanho.
A obra de arte está assinada, no tardoz tem as seguintes inscrições: Vista da Ilha de S. Giorgio Maggiore, em Veneza – Veneza 1846. Visconde de Meneses, Luís de Miranda Pereira de Meneses, pintor do natural, em Veneza, Setembro de 1846.
A obra foi adquirida no Salão Bobone, no Leilão do Espólio do Visconde de Menezes, em Lisboa, em 1919, pelo valor de 350. 00 Escudos.


Sem comentários:

Enviar um comentário