sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Peça do Mês - Outubro

 


Estudo para a pintura “Olaia em Flor”

Pintura a óleo sobre madeira

Carlos Reis

1897

53 cm X 46 cm

CP – MA

Inv. Nº 84.742


Neste mês de Outubro, apresentamos uma obra do pintor torrejano Carlos Reis, um excelente estudo para a obra Olaia em Flor, apresentado em 1897, na Sétima Exposição de Arte Promovida pelo Grémio Artístico.

O pintor Carlos António Rodrigues dos Reis, nasceu no dia 21 de Fevereiro de 1863, em Torres Novas e faleceu no dia 21 de Agosto de 1940 (com 77 anos). Foi um pintor naturalista, integrando-se na segunda geração naturalista, da qual foi um dos pintores mais eminentes. Recebeu uma Medalha de honra em pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes (1906 e 1920). Pintou retratos da realeza e nobreza da sua época, bem como cenas da vida quotidiana do povo português.

A sua obra revela-se admirável pela sua aptidão para transmitir luminosidades. Foi professor da Escola de Belas Artes de Lisboa, é nomeado diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, de Lisboa, em 1911, funções que exerceu até 1914. Morou em Lisboa, no Solar da Quinta dos Lagares d'El-Rei. Em 1942, o seu nome foi atribuído ao museu da sua terra natal.

A obra apresenta o primeiro plano do estudo da pintura Olaia em Flor, nela está representada uma mulher com um molho de erva à cabeça, veste blusa branca, saia castanha com barra azul, avental, também acastanhado com barra. A algibeira é em azul com adornos em vermelho, usa ainda lenço vermelho. Caminha descalça, apoiando as mãos na cintura.

A moldura é em madeira e gesso dourado e trabalhado, com simples adornos nos frisos de folhas de oliveira e de acanto aos quatro cantos.

Sem comentários:

Enviar um comentário