segunda-feira, 5 de março de 2012

José Relvas nasceu há 154 anos

José Relvas, político, lavrador, músico, coleccionador de arte, foi sem dúvida este republicano um grande homem que marcou a História de Alpiarça e do país.
José de Mascarenhas Relvas nasceu, na Golegã, a 5 de Março de 1858 era filho de Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas de Campos e de Margarida Amália Mendes de Azevedo e Campos.
José Relvas nasceu no seio de uma família de fidalgos, seu pai Carlos era um monárquico convicto.
José Mascarenhas Relvas matricula-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 10 de Outubro de 1874 com apenas 16 anos. Depois de frequentar a Universidade de Coimbra vai para Lisboa e aí frequenta o antigo Curso Superior de Letras, onde se forma apresentando como prova final em 1880, a tese sobre Direito Feudal, cujo título era «O direito do senhor foi uma medida fiscal da propriedade».
Em 5 de Fevereiro de 1882, casa com D. Eugénia de Loureiro Relvas, filha dos Viscondes de Loureiro de Viseu, deste casamento nasceram três filhos que vêm a falecer antes de José Relvas. É no ano do seu casamento que começa a dirigir a Casa Agrícola de seus pais.
Aderiu ao partido republicano em 1907 e juntamente com Magalhães Lima visita vários países, preparando o advento da República em Portugal.
Em Alpiarça participa em comícios ao lado de Bernardino Machado; é aqui que são também realizadas várias reuniões dos homens que desenvolviam o processo revolucionário.
Na manhã de 5 de Outubro de 1910, José Relvas, ao lado de Eusébio Leão proclama a República, no seu discurso aconselha o povo para que se comporte com a maior dignidade.
No Governo provisório de 1910, presidido por Teófilo Braga é nomeado Ministro das Finanças e nesta altura que elabora a reforma monetária de 1911, que criou o escudo.
José Relvas morreu em 31 de Outubro de 1929. Por sua vontade a sua casa assim como todas as colecções foram legadas à Câmara Municipal de Alpiarça, para ali ser feito um museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário