terça-feira, 1 de março de 2016

Peça do mês - Março


Cristo buscando as suas vestes
Argila
Século XVIII
att. a Machado de Castro
40,5 cm x 35,5 cm x 18 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.60

Neste mês de Março, assinalamos a chegada da Páscoa com mais uma peça da nossa colecção. A escultura é em argila e data do século XVIII, atribuída ao escultor Machado de Castro.
Machado de Castro era natural de Coimbra, estudou em Lisboa, tendo frequentado a oficina de José de Almeida e trabalhado na construção do palácio de Mafra, Basílica da Estrela e Palácio da Ajuda. Alguns dos seus trabalhos mais emblemáticos são a estátua Equestre de D. José I, assim como os presépios barrocos. A sua escola foi importante na afirmação do estatuto do artista/escultor no século XVIII.
A peça deste mês é alusiva a uma das cenas da paixão de Cristo, na qual Cristo é despojado das suas vestes.
Nesta escultura, Cristo está de joelhos, agarrando uma túnica do chão, o seu corpo apresenta-se flagedado e apenas coberto com uma faixa branca na cintura. Ao lado de Cristo está uma pequena coluna e por detrás desta estão anjos. Os três anjos, de ricas roupagens azuis vermelhas e douradas, parecem acompanhar Cristo no seu calvário.
A peça pertenceu à colecção de João Arroyo e foi adquirida por José Relvas, à empresa liquidadora, no ano de 1905, pelo valor de 98 réis.

Sem comentários:

Enviar um comentário