segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Peça do mês – Novembro



Retrato da Prioresa Brígida Teresa Staunton
Óleo sobre tela
Att. Escola Inglesa
Século XIX (segunda metade)
CP – MA
Inv. Nº 84.137



A peça do mês de Novembro é um excelente retrato a óleo de Brígida Teresa Staunton, nascida na Irlanda, que veio para Portugal para o Convento de Nossa Senhora do Bom Sucesso – Belém.
O Convento de Nossa Senhora do Bom Sucesso, foi fundado em terrenos cedidos pela Condessa da Atalaia, no séc. XVII, acabou por ser entregue a freiras dominicanas, sendo objecto de sucessivas alterações e ampliações ao longo dos tempos. O convento acolheu um colégio feminino religioso desde 1680, e foi até recentemente dirigido pelas freiras de origem irlandesa que o ocuparam desde a sua fundação. O espaço religioso ficou conhecido também como Convento de Nossa Senhora do Bom Sucesso das Irlandesas, de Belém.
Têm inicialmente uma função religiosa, mas rapidamente passa a ter um função educacional.
O retrato apresentado, pelo rigor e técnica artística percebe-se que será de alguém importante dentro da comunidade religiosa e é nada mais nada menos que a superiora do convento.
A prioresa Brígida Teresa Staunton foi eleita prioresa em 1833, e deu-se um verdadeiro rejuvenescimento da comunidade religiosa.
De facto, o trabalho de Mother Teresa levou a que fosse considerada a segunda fundadora do Bom Sucesso. Nesta altura, o colégio vivia grandes dificuldades e é sob a sua direcção, em conjunto com quatro freiras vindas da Irlanda que, em 1860, o sistema de ensino sofrerá grandes mudanças. Passa-se de um sistema de tutoria para um sistema de ensino organizado em anos escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário