segunda-feira, 8 de março de 2021

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher damos a conhecer mais uma peça da nossa colecção - A Minhota, do grande mestre do Naturalismo, Silva Porto.Comemorado no dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher é uma data muito relevante do calendário mundial.

É um momento de reflexão sobre as conquistas e lutas das mulheres ao longo dos tempos.
Faz hoje cento e onze anos, em 1910, numa Conferência Internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido fazer do dia 8 de Março o Dia Internacional da Mulher. Este surge para homenagear as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque que, neste dia, do ano de 1857, entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em Alpiarça também foram muitas as mulheres que com a força da sua luta escreveram as linhas da nossa História. Mulheres que lutaram e lutam p
or futuro mais digno e mais fraterno.

Sem comentários:

Enviar um comentário