terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Peça do mês - Fevereiro

 


Colcha de Castelo Branco

Seda sobre fio de seda

Séc. XVII

2695 cm X182 cm

CP – MA

Inv. Nº 84.65

A peça divulgada neste mês de fevereiro é uma colcha de Castelo Branco em seda natural, apresenta um bordado a cheio e ponto pé de flor, com linhas de seda. Os motivos apresentados são motivos: florais, aves e figuras zoomórficas.

A colcha apresentada é bordada a seda sobre fio de seda (o que a torna um exemplar raro), em linhas de tons azul, rosa, verde, castanho e branco, a seda é amarela dourada. Ao centro tem um medalhão com a representação de uma pomba que ostenta um cravo no bico; esta figura é envolvida por motivos florais; o medalhão forma duas cercaduras ovais em tons de azul. Este motivo central é decorado por outras pombas e intervalado por motivos florais. A colcha é debruada a franja de seda em tom de castanho e forrada por um tecido alinhado que forma ramagens em tons de encarnado.

O bordado de Castelo Branco tem características que o tornam único e distinto entre os bordados portugueses, os motivos têm uma estética que corresponde a uma gramática visual própria. A intensidade das cores e a luz é conferida pelos fios de seda, bordados sobre a base de linho artesanal cru. Os motivos tem uma simbologia própria que o observador é convidado a descobrir: a árvore da vida, os pássaros, os cravos, as rosas, os lírios, as romãs ou os corações, todos com um perfil claramente exótico. As colchas de Castelo Branco são peças únicas que valem por si, pela originalidade da sua expressão artística.

Sem comentários:

Enviar um comentário