sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Peça do mês - janeiro

 

      Busto de Senhora

Porcelana austríaca

Goldscheider

Século XIX

73 cm X 22,8cm

CP – MA

Inv. Nº 85.638



No ano de 2024 o município de Alpiarça, numa candidatura conjunta com os municípios de Almeirim, Cartaxo e Santarém foram eleitos cidade do vinho, como homenagem a esta importante iniciativa apresentamos como peça do mês uma obra de arte em porcelana austríaca, cuja temática está relacionada com temas vínicos

Na obra de arte que apresentamos Busto de Senhora, esta está representada com um chapéu de palha de abas largas, veste uma blusa tufada, ornada com renda que, deixa o peito desnudado, deixando ver o tom da pele; veste ainda colete arrendado azul. Todo o busto é adornado com uvas tintas. A obra de arte aqui apresentada tem influência da Arte Déco e da Arte Nova, apresenta linhas fluidas e motivos decorativos naturalistas. A base da peça é uma mísula e tem a seguinte inscrição Goldscheider – Viena.

Friedrich Goldscheider (1845-1897) foi um influente fabricante de cerâmica, nasceu em Plzen (Chéquia) em 6 de novembro de 1845, aos quarenta anos (1885), em Viena (Áustria), fundou as Fábricas de Cerâmica (Goldscheider Factory e Majolica Factory). Em 1889, ganhou a Medalha de Bronze pelas peças de terracota na Exposição Internacional realizada em Paris.

O artista morreu em Nice, França, em 19 de janeiro de 1897.



Sem comentários:

Enviar um comentário