terça-feira, 1 de novembro de 2022

Peça do mês - novembro

 

Entrada de Aldeia

Óleo sobre madeira

Silva Porto

1888

54 cm X 42,5 cm

CP – MA

Inv. Nº 84.720

No mês de novembro apresentamos a obra Entrada de Aldeia. Esta representa o Casal do Falcão, em Carnide, Lisboa. Esta pintura da autoria de Silva Porto encontra-se na sala com o nome do artista.

Na Casa dos Patudos existe uma coleção de trinta e três obras de Silva Porto, que retratam várias paisagens de um Portugal dos finais do século XIX. De cariz naturalista, a obra representa uma paisagem com arvoredo, onde podemos ainda observar um pequeno casal nos arredores de Lisboa, ao fundo uma casa no final de uma estrada. A moldura em madeira e gesso dourado contém vários frisos de trabalho muito simples.

Em primeiro plano, a estrada na qual passa um homem de calça azul, camisa branca e sobre o ombro esquerdo um casaco preto, no direito uma vara. Tem na cabeça um barrete azul e vermelho.

O pintor António Carvalho da Silva nasceu na segunda metade do século XIX (1850), no Porto, adotou essa cidade no seu apelido. Foi um dos fundadores do Grupo do Leão. Estudou na Academia Real de Belas – Artes no Porto, entre 1865 e 1873. Foi bolseiro em Paris, na École des Beaux – Arts, estudando com artistas como: Daubigny, Yvon, Cabanel, Beauverie e Groseillez. Regressou a Portugal, com 29 anos de idade, e vai lecionar a cadeira de Pintura de Paisagem na Academia de Belas-Artes de Lisboa. A Natureza foi uma das suas maiores fonte de inspiração, existindo vários obras de paisagens. Faleceu aos 42 anos, em Lisboa.


Sem comentários:

Enviar um comentário