Madona de Nuremberga (Réplica)
Faiança vidrada
Rafael Bordalo Pinheiro
1893
49 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.717
Em dezembro apresentamos a obra Madona de Nuremberga, réplica de uma escultura alemã do século XVI, da autoria do grande mestre Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), notável obreiro da louça artística da Fábrica das Caldas da Rainha, que se encontra na Sala das Aguarelas.
Esta escultura apresenta-se em cerâmica opaca mais ou menos porosa, vidrada, tendo sido produzida em 1893 e cozida na fornada em que entrou a célebre Talha Manuelina, adquirida pelo rei D. Carlos (1863-1908). Na base observa-se a inscrição Fornada da Talha Manuelina, setembro, 1893.
A Madona de Nuremberga (a escultura original, de autor desconhecido) foi feita no século XVI (cerca de 1510), para a Igreja Dominicana de Nuremberga, tendo sido doada, em 1880, ao Germanisches Museum (Museu Nacional da Alemanha), onde se encontra até hoje. A partir do século XIX a imagem foi amplamente divulgada em réplicas, moldes e impressões (como se verifica com esta peça).
Representando a Virgem Maria, a Madona de Nuremberga é retratada de forma cativante, postura elegantemente curvada com o seu ar jovem, com as mãos apertadas à frente do peito e a cabeça encontra-se ligeiramente inclinada para o lado esquerdo. A estatueta de faiança branca das Caldas da Rainha é representada com túnica cintada até aos pés, manto pelas costas preso a meio do peito e véu na cabeça. As suas roupagens formam um pregueado em volta do pescoço.
Rafael Bordalo Pinheiro destacou-se em várias atividades, nomeadamente como ceramista, desenhador, aguarelista, caricaturista ilustrador e decorador, que fizeram dele uma figura marcante do panorama artístico português do final do século XIX e início de século seguinte.
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