sábado, 15 de maio de 2021

61.° Aniversário da Abertura ao Público da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

 
Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça
15 de Maio (1960-2021)
61.° Aniversário da Abertura ao Público

A Casa dos Patudos comemora hoje, dia 15 de Maio, o 61.º Aniversário da abertura ao Público.
Em 1960 com a visita do Ministro do Interior, Tenente-Coronel Arnaldo Schulz, foi realizado este importante acontecimento para a história desta Instituição, cerimónia que contou também com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, António Augusto Proença, do Governador Civil de Santarém, António Passos Canavarro e do Dr. Raul José das Neves, anterior Presidente da Autarquia, entre outras individualidades da terra.
Após a cerimónia de boas vindas foi apresentado o programa museológico pela Conservadora, Maria de Lurdes Bártolo e pelo Arquiteto especialista em Museografia, Samuel Quininha.
De seguida realizou-se uma visita à Casa dos Patudos.
Foi assim realizada a vontade de José de Mascarenhas Relvas, proprietário da casa, que a legou ao Município de Alpiarça para que fosse aberta ao público.
Ao longo destes 61 anos temos mantido este legado, único no país, contribuindo para a sua preservação e divulgação.
Disso são exemplo o reconhecimento da Entidade Regional de Turismo que nos agraciou com o prémio de Melhor Projeto Público 2015 e 2017, nos Prémios Turismo do Ribatejo. Também a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), que pelo trabalho notável de recuperação do edifício e dos espaços envolventes da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, atribuiu, no Dia Nacional dos Centros Históricos, a Medalha de Ouro ao Município de Alpiarça.
Continuaremos a preservar este legado artístico e cultural e a memória de José Relvas.
Seja sempre bem-vindos à Casa dos Patudos.
Nuno Prates.
(Conservador da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça)

Sem comentários:

Enviar um comentário